sexta-feira, 16 de setembro de 2011

CANUDOS: EXEMPLO DE LUTA E RESISTÊNCIA

No final do século XIX, a situação do Nordeste era muito precária. Miséria, fome, seca e abandono político faziam parte da realidade dos nordestinos.
O episódio de Canudos que, inclusive é retratado na obra Os Sertões de Euclides da Cunha, é visto como um dos exemplos mais trágicos de manifestações em que estavam presentes conteúdos religiosos e de carência social.
Tal movimento ocorreu no sertão da Bahia e teve a duração de quase um ano. O motivo? O beato Antonio Conselheiro, líder do movimento, acreditava que tinha sido enviado por Deus para acabar com as desigualdades e com os pecados republicanos, como por exemplo: o casamento civil e a cobrança de impostos. Com isso, ele conseguiu reunir um grande número de seguidores que acreditavam que realmente seriam libertos da situação de extrema pobreza em que se encontravam.
Apesar de ter significado uma luta de intensa resistência dos habitantes de Canudos, eles acabaram sendo massacrados de forma brutal e violenta. Porém conseguiram mostrar que não aceitavam a injustiça social que pairava na região.




0 comentários:

Postar um comentário