Sugestões


------------------------------------  FILMES ------------------------------------


CANUDOS (1997)


Em 1893, Antônio Conselheiro (um monarquista assumido) e seus seguidores começam a tornar um simples movimento em algo grande demais para a República, que acabara de ser proclamada e decidira por enviar vários destacamentos militares para destruí-los. Os seguidores de Antônio Conselheiro apenas defendiam seus lares, mas a nova ordem não podia aceitar que humildes moradores do sertão da Bahia desafiassem a República. Assim, em 1897, esforços são reunidos para destruir os sertanejos. Estes fatos são vistos pela ótica de uma família, que tem opiniões conflitantes sobre Conselheiro.



ETERNAMENTE PAGU (1988)

Pagu foi uma importante personalidade brasileira engajada no movimento Modernista de 1922. Escritora e poetisa, esse filme conta a sua vida.



OLGA (2004)


Olga Benário (Camila Morgado) é uma militante comunista desde jovem, que é perseguida pela polícia e foge para Moscou, onde faz treinamento militar. Lá ela é encarregada de acompanhar Luís Carlos Prestes (Caco Ciocler) ao Brasil para liderar a Intentona Comunista de 1935, se apaixonando por ele na viagem. Com o fracasso da revolução, Olga é presa com Prestes. Grávida de 7 meses, é deportada pelo governo Vargas para a Alemanha nazista e tem sua filha Anita Leocádia na prisão. Afastada da filha, Olga é então enviada para o campo de concentração de Ravensbrück.


PRA FRENTE, BRASIL (1983)

Em 1970 o Brasil inteiro torce e vibra com a seleção de futebol no México, enquanto prisioneiros políticos são torturados nos porões da ditadura militar e inocentes são vítimas desta violência. Todos estes acontecimentos são vistos pela ótica de uma família quando um dos seus integrantes, um pacato trabalhador da classe média, é confundido com um ativista político e "desaparece".


LAMARCA (1994)

Crônica dos últimos anos na vida do capitão do exército Carlos Lamarca (Paulo Betti) que, nos anos da ditadura, desertou das forças armadas, e passou a fazer oposição, tornando-se um dos mais destacados líderes da luta armada.



O XANGÔ DE BAKER STREET (1999)

Direção: Miguel Faria Jr.
Sinopse: Rio de Janeiro, 1886. A diva francesa Sarah Bernhardt (Maria de Medeiros) pela primeira vez se apresenta no Brasil, deixando a elite do país ainda mais interessada na cultura francesa. O público se curva perante o talento de Sarah, incluindo o imperador D. Pedro II (Cláudio Marzo), que lhe conta um segredo: um valioso violino Stradivarius, um presente seu à baronesa Maria Luíza (Cláudia Abreu), desaparecera misteriosamente. Sarah então sugere que o imperador convite o famoso detetive Sherlock Holmes (Joaquim de Almeida) para investigar o caso, sugestão esta prontamente seguida. Enquanto isso, um assassinato choca a cidade e deixa em pânico o delegado Mello Pimenta (Marco Nanini). Uma prostituta fora assassinada e teve suas orelhas decepadas e uma corda de violino estrategicamente colocada em seu corpo pelo assassino. Enquanto o delegado busca pistas para capturar o perigoso assassino, que passa a cometer crimes seguidamente, Holmes e seu fiel parceiro Watson (Anthony O'Donnell) desembarcam no Rio de Janeiro sem esperar os perigos que os esperam: feijoadas, vatapás, pais de santo e o poder de sedução das mulatas locais.

CARLOTA JOAQUINA (1994)

Direção: Carla Camurati

Sátira sobre a família real no Brasil, destacando a atuação de D. João e sua Esposa Carlota Joaquina.


JOANA ANGÉLICA (1979) 

Direção: Walter Lima Jr.
Recriação das lutas de independência na Bahia, no século XIX.


INDEPENDÊNCIA OU MORTE! (1972)

Direção:  Carlos Coimbra
Comemorativo dos 150 anos da Independência do Brasil. Apresenta uma visão mítica da Independência, alimentando um ideal nacionalista heróico.


MAUÁ, IMPERADOR E O REI (1999)

Direção: Sérgio Resende 
Resumo: O filme mostra a infância, o enriquecimento e a falência de Irineu Evangelista de Souza (1813-1889), o empreendedor gaúcho mais conhecido como barão de Mauá, considerado o primeiro grande empresário brasileiro, responsável por uma série de iniciativas modernizadoras para economia nacional, ao longo do século XlX.  Mauá, um vanguardista em sua época, arrojado em sua luta pela industrialização do Brasil, tanto era recebido com tapete vermelho, como chutado pela porta dos fundos por D. Pedro II. 

Fonte: http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=164

ADEUS, LENIN! (2003) 

Direção: Wolfganger Becker 
Sinopse:Em 1989, pouco antes da queda do muro de Berlim, a Sra. Kerner (Katrin Sab) passa mal, entra em coma e fica desacordada durante os dias que marcaram o triunfo do regime capitalista. Quando ela desperta, em meados de 1990, sua cidade, Berlim Oriental, está sensivelmente modificada. Seu filho Alexander (Daniel Brühl), temendo que a excitação causada pelas drásticas mudanças possa lhe prejudicar a saúde, decide esconder-lhe os acontecimentos. Enquanto a Sra. Kerner permanece acamada, Alex não tem muitos problemas, mas quando ela deseja assistir à televisão ele precisa contar com a ajuda de um amigo diretor de vídeos.








------------------------------------  LIVROS ------------------------------------ 



MORAES, José Geraldo Vinci de. Cidade e cultura urbana na Primeira República. São Paulo: Atual, 1994. O autor discute a formação das primeiras metrópoles no Brasil durante o início do século XX  e a transformação dos valores tradicionais rurais e urbanos.

RODRIGUES, Marly. A década de 50: Populismo e metas desenvolvimentistas no Brasil. São Paulo: Ática, 1993.
A autora analisa o governo de Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek durante a décade de 1950, enfatizando as mudanças sociais e econômicas que ocorreram no período.

FONSECA, Rubem. Agosto. São Paulo: Companhia das Letras, 1990. O mais popular romance do autor, Agosto narra as conspirações que conduziram ao suicídio de Getúlio Vargas. A fusão entre realidade e ficção é tão magistral que fica difícil, para o leitor, perceber onde termina a história e onde começa o romance.

Fonte: BRAICK, Patrícia Ramos. História: das cavernas ao terceiro milênio . 1.ed - São Paulo, 2006.




OS MAÇONS NA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL (José Castellani)

A obra abrange um pequeno período da História do Brasil, de poucos anos, mas extremamente importante, porque mostra a pavimentação do caminho para a independência, com a atuação decisiva da Maçonaria brasileira, através do Grande Oriente Brasílico --- depois, Grande Oriente do Brasil --- a primeira Obediência maçônica nacional, fundada a 17 de junho de 1822. É uma obra com farta documentação, incluindo as atas do Grande Oriente Brasílico, documentos históricos fundamentais para que se compreenda a luta pela independência e a disputa pelo poder, no país independente.  


O XANGÔ DE BAKER STREET

Um violino Stradivarius desaparecido, algumas orelhas cortadas e seus respectivos cadáveres trazem o famoso Sherlock Holmes ao Brasil, por recomendação de sua não menos famosa amiga Sarah Bernhardt. Porém aquilo que parecia um pequeno e discreto caso imperial transforma-se numa saga cheia de perigos, tais como feijoadas, vatapás, mulatas, intelectuais de botequim, pais-de-santo e cannabis sativa. Sem falar, é claro, dos crimes do primeiro serial killer da história, que executa seu sinistro plano nota a nota, com notável afinação e precisão de corte.
O britânico e intrépido detetive e seu fiel e desconfiadíssimo esculápio vivem então no Rio de Janeiro a aventura de Sherlock Holmes que Conan Doyle se excusou de contar - por motivos que ficarão bastante óbvios -, mas que para felicidade do leitor brasileiro Jô Soares resgata neste romance implacável e impagável. Ver mais >>