O filme Adeus, Lênin! É inspirado, em parte, na história da Alemanha - a queda do murro de Berlin e consequentemente a unificação das duas Alemanhas, Ocidental e Oriental. É um longa-metragem do roteirista Wolfgang Becker, do gênero Comedia dramática.
O artista principal é o Alexander (Daniel Bruhl), o qual após ter participado de um protesto contra o governo vê sua mãe (Kathrin Sass), professora ligada com o regime de orientação soviética, ter um ataque cardíaco, fato que a deixou no hospital em coma durante oito meses e a partir deste momento vem a parte engraçada do filme, ela fica em coma justamente no período que ocorre a queda do muro de Berlin e a implantação do sistema capitalista na Alemanha oriental. Após acordar do coma Alexander, temendo emoções fortes, tenta de todas as formas evitar que sua mãe descubra que a Alemanha Oriental não é mais a mesma, pois o socialismo havia “caído por terra”. O filme roda em torno das mentiras de Alexander para “salvar” a mãe.
Um belo filme com um roteiro genial, original e criativo que resume muito bem o avanço rápido do capitalismo na Alemanha até então socialista.
0 comentários:
Postar um comentário