quinta-feira, 16 de junho de 2011

Golpe da maioridade: Simplesmente uma jogada política dos Liberais.

Estava na constituição que D.Pedro II, só poderia assumir o trono, quando completasse 18 anos de idade. Porém, naquele momento da história do Brasil, estavam ocorrendo diversas agitações sociais, e a única alternativa para dar um basta nesta situação, seria antecipar a maioridade de D.Pedro II, pois o poder, estando centralizado nas mãos do imperador, traria mais tranqüilidade ao país.
Então, fundou-se o Clube da Maioridade, que defendia, que mesmo com menos de 15 anos, Pedro II estava preparado para assumir o governo do Brasil.
Os Liberais apresentaram um projeto para a antecipação da maioridade, declarando Pedro Alcântara como maior de idade. Não obtendo o apoio do Partido Conservador, foram às ruas, recebendo o apoio do povo. Foi aí que em 1840, D. Pedro II foi considerado maior de idade, mesmo com 15 anos incompletos, dando início ao Segundo Reinado, que durou de 1840 a 1889.

À seguir a Proclamação da Assembléia Geral ao povo sobre a maioridade:

Brasileiros!
A Assembléia Geral Legislativa do Brasil, reconhecendo o feliz desenvolvimento intelectual de S.M.I. o Senhor D. Pedro II, com que a Divina Providência favoreceu o Império de Santa Cruz; reconhecendo igualmente os males inerentes a governos excepcionais, e presenciando o desejo unânime do povo desta capital; convencida de que com este desejo está de acordo o de todo o Império, para conferir-se ao mesmo Augusto Senhor o exercício dos poderes que, pela Constituição lhe competem, houve por bem, por tão ponderosos motivos, declará-lo em maioridade, para o efeito de entrar imediatamente no pleno exercício desses poderes, como Imperador Constitucional e Defensor Perpétuo do Brasil.
Brasileiros!
Estão convertidas em realidades
as esperanças da Nação;
uma nova era apontou;
seja ela de união e prosperidade.
Sejamos nós dignos de tão grandioso benefício.

0 comentários:

Postar um comentário